Princípios fundamentais

1. Há uma preocupação não somente com a informação, mas com a formação do indivíduo, desenvolvendo-o harmoniosamente em todos os seus aspectos: inteligência, conhecimentos, vontade, ideais sociais, emocional, etc.

2. Valorização da criatividade e fantasia da criança.

3. Valorização do brincar: através da brincadeira a criança faz sua “leitura” do mundo.

4. Valorização dos contos (histórias): transmissão de conceitos e valores para as crianças. É um excelente adjuvante pedagógico

5. Somos contra a alfabetização precoce: a energia persente na criança, se desviada precocemente para uma intelectualização, provoca uma desarmonia interior prejudicando seu pleno desenvolvimento.

6. O ensino é permeado por vivências.

7. Valorização da relação aluno-professor, bem como, de todos os relacionamentos humanos (base do convívio social).

8. Valorização da família: várias atividades são desenvolvidas com o objetivo de integração com a comunidade escolar (parceria entre escola/família na busca da educação plena da criança e do jovem).

9. Valorização das atividades artísticas e corporais (apelam ao sentimento e ação do aluno): ele cria algo que seja resultado de sua fantasia, usando a vontade, a perseverança, a coordenação psicomotora, o senso estético. A atividade artística regenera, harmoniza e equilibra as forças vitais do organismo.

10. Valorização da música: melodia, harmonia e ritmo elevam a vontade, proporcionando forças para uma atuação motivada.

11. Valorização do interesse e respeito pela natureza (contato com plantas e etc.)

12. O ano escolar é rico em atividades extracurriculares: passeios, estudos do meio, etc.

13. A condução do desenvolvimento da criança e do jovem é norteada pelos seguintes critérios:
0-7 anos: autoridade pelo exemplo; direção absoluta.
7-14 anos: autoridade baseada no amor (“mão firme”, mas carinhosa) e nas qualidades do educador: liberdade, ainda que orientada, nos sentimentos e na criatividade.