Proposta Pedagógica

A Escola Regina Altman adota uma metodologia de ensino tradicional, mas, também, contemporânea, baseada em uma visão universal e humana da educação. Utilizamos como base os princípios da Pedagogia Waldorf objetivando educar crianças e jovens de maneira integrada, harmoniosa e adequada a cada faixa etária, considerando todas as suas necessidades.

Esta teoria pedagógica se distingue das demais por se basear na observação íntima do “ser criança” e das condições necessárias ao desenvolvimento infantil.

Há uma preocupação não somente com a informação, mas com a formação do indivíduo, desenvolvendo-o em todos os seus aspectos: emocional, inteligência, conhecimentos, vontades, ideais sociais e, etc. É o caminho para um ensino mais humano, unindo sempre mente e coração.

Recursos pedagógicos:

Informática: É uma ferramenta educacional onde são desenvolvidas algumas atividades, no Laboratório de Informática, com equipamentos atualizados, favorecendo o processo de aprendizagem do 2º ao 9º ano.
Laboratório de Ciências Biológicas: Para alunos do 4º ao 9º ano, este recurso é utilizado como prática para o enriquecimento do conteúdo teórico, nas quais o envolvimento dos alunos é total sob responsabilidade das professoras titulares de classe e/ou disciplina.
Outros recursos pedagógicos: DVD, Data Show, materiais pedagógicos, instrumentos musicais, sala de leitura, cozinha experimental, oficina de artes, sala de jogos e brinquedos.

Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Integração Família/Escola:

É o agente de integração da Comunidade Educativa, que procura auxiliar o aluno no seu conhecimento, integração social e desempenho cognitivo. A Direção da Escola encontra-se a cargo de psicólogas que atendem aos alunos da seguinte forma:

⦁ Acompanhamento quanto ao aproveitamento nas aulas;
⦁ Orientação quanto ao relacionamento professor x aluno e aluno x professor;
⦁ Orientação quanto a métodos e hábitos de estudo;
⦁ Orientação para adaptação dos alunos

A integração da família com a Escola é fundamental para o bom desempenho desse trabalho. O interesse e o acompanhamento sistemático das atividades escolares dos filhos produzirão melhores resultados por meio da participação em reuniões de pais; conversas periódicas; supervisão de tarefas e horários de estudos; atenção aos boletins; esclarecimento de dúvidas junto à Coordenação e participação em palestras/encontro de pais oferecidos.

tabela